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apresenta:

CURSO DE FORMAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA PARA CONTRATAÇÕES

DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES (14.133/2021), COM FOCO EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

Carga horária: 25 horas com certificação

Curso inédito, com aspectos teóricos e foco na prática.

INFORMAÇÕES DO CURSO

APRESENTAÇÃO

O curso tem o intuito de promover a formação prática dos Agentes de Contratação nos termos da Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/21, sendo relevante destacar ser imprescindível a formação desses agentes, os quais, de acordo com o art. 8º da Lei nº 14.133/21, serão designados para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao com andamento do certame até a homologação.


Assim, verifica-se a importância de se promover uma boa qualificação para os servidores ou empregados públicos atuantes na área de licitações, bem como os demais profissionais que também desempenhem atividades nessa área.


Além disso, a ênfase em Obras e Serviços de Engenharia visa ampliar a formação direcionada aos profissionais participantes do curso, haja vista que a contratação desses serviços é constante dentro da Administração Pública.


Desse modo, o curso aborda o Planejamento da Contratação Pública, Estudos Preliminares, Mapa de Riscos, Elaboração do Termo de Referência, Projeto Básico, Edital, Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia, a Sessão do Pregão Eletrônico no Ambiente do Pregoeiro e do Fornecedor e a Operacionalização Simulada do Sistema Eletrônico Comprasnet.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

CURSO DE FORMAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA PARA CONTRATAÇÕES DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES (14.133/2021), COM FOCO EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

OBJETIVOS

PÚBLICO ALVO

METODOLOGIA

Curso com abordagem expositiva, com utilização de projeções (data show) e apostila para acompanhamento.

 

O palestrante irá instruir os participantes quanto aos conhecimentos práticos para a realização do procedimento licitatório, portanto, é recomendado aos participantes que levem notebooks para facilitar o aprendizado prático.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA, ESTUDOS PRELIMINARES E MAPA DE RISCOS:

Conceito e finalidade de licitar;

Dever de licitar e suas exceções;

Modalidades e tipos de licitação;

Características do sistema de registro de preços;

Fases da contratação pública;

Estudos Preliminares;

Gerenciamento e mapa de riscos.

ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E EDITAL:

Diferença entre Projeto Básico, Termo de Referência e Projeto Executivo;

Justificativa da necessidade da contratação;

Cuidados necessários na especificação do objeto da licitação;

Licitações por item x lote/grupo;

Das condições de entrega e recebimento do objeto;

Obrigações das partes e procedimentos de fiscalização;

Garantia contratual x garantia do objeto;

Exigência de amostras e documentos de qualificação técnica;

Pesquisa de mercado x pesquisa de preços;

Aplicabilidade da Lei Complementar n. 123/2006 na elaboração do Termo de Referência e Edital.

Contratação Direta abordando as principais hipóteses de dispensa e inexigibilidade.

Processo para contratação Direta. ART. 72

Dispensa eletrônica de acordo com a IN 67

Dispensa por valor; emergencial; por licitação deserta e por itens específicos.

OPERACIONALIZAÇÃO SIMULADA DO SISTEMA ELETRÔNICO COMPRASNET E ACOMPANHAMENTO DE UMA SESSÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO NO AMBIENTE DO PREGOEIRO E DO FORNECEDOR

Menu do Pregão Eletrônico

Vinculação da Equipe do Pregão

Inclusão de impugnações, esclarecimentos e avisos no sistema COMPRASNET

Condução da Sessão Pública do Pregão eletrônico e utilização do chat de mensagens

Sessão sumulada entre os alunos no ambiente do Pregoeiro, do Fornecedor e da autoridade superior

Início da Sessão do pregão eletrônico na sala de disputa

Análise preliminar das Propostas

Classificação e Desclassificação no sistema

Condução do Pregoeiro da sessão com base nas novas regras

Demonstração da Fase de Lances no modo de disputa Aberto e Aberto e Fechado

Critérios de Desempate e aplicação dos Benefícios das MPEs

Encerramento da Etapa de Lances, possibilidade de retorno da fase de lances e de encerramento

Negociação com Pregoeiro via chat de mensagens

Julgamento, Análise e aceitação da Proposta Melhor Classificada

Possibilidade de Recusa da proposta na fase de julgamento• Solicitação de Amostras e Laudos no sistema•

Análise de Planilhas de Custos–IN05

O que fazer em Situações de Desconexão do sistema?

Habilitação e Inabilitação das empresas

Aplicação de LC 123/06 para as MPEs

Possibilidade de complementação de documentos enviados junto à Proposta• Inabilitação (modo de disputa aberto e fechado) – Retorno de Fase de Lance Fechado• Declaração de Vencedor

Fase Recursal

Análise e deliberação do Recurso

Adjudicação do Pregão Eletrônico

Ata da Sessão

Possibilidade de Retorno de Fase

Ata Complementar

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA: DEFINIÇÕES 

FASE PREPARATÓRIA 

Estudo Técnico Preliminar 

Termo de Referência 

Anteprojeto 

Projeto Básico 

Projeto Executivo 

As BUILT 

MODALIDADES DE LICITAÇÃO 

Pregão 

Concorrência 

Concurso 

Diálogo Competitivo 

O CONTRATO ADMINISTRATIVO DE OBRAS E DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

  • Contrato por escopo e contrato contínuo - Doutrina, jurisprudência do TCU 

  • Prazos nos contratos administrativos de obras e serviços de engenharia 

  • Prazo de Execução 

  • Vigência Contratual 

  • Subcontratação; 

  • Formalização do contrato; 

  • Dos documentos da obra; 

  • Documentos iniciais necessários para a fiscalização da obra; 

  • Designação do fiscal; 

  • Reunião de partida e ordem de serviço. 

  • Regimes de execução de empreitada de obras públicas 

  • Empreitada por preço global 

  • Empreitada por preço unitário 

  • Tarefa 

  • Empreitada integral 

  • O regime diferenciado de contratações 

  • Contratação integrada 

  • Contratação semi-integrada.

  • Fornecimento e prestação de serviços associados. 

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO; 

  • Reajustamento de preços 

  • Revisão de contrato; 

  • Repactuação de contrato; 

  • Correção monetária.

 

ALTERAÇÕES CONTRATUAIS 

  • Aditivos para prorrogação de prazos de execução e vigência 

  • Aditivo para alteração de valor – acréscimos; 

  • Aditivo para alteração de valor – supressões; 

  • Aditivo para alteração de valor – acréscimos e supressões no mesmo contrato - cálculo; 

  • Aditivo para suspensão de prazo 

CONTROLE DE EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

  • O gestor de contrato: atribuições e características; 

  • O fiscal de obra: atribuições e características; 

  • Supervisão da obra pelo autor do projeto. 

  • Fiscalização de projetos de engenharia 

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

  • Características do sistema de registro de preços 

  • Vantagens do sistema de registro de preços 

  • Fundamentos para a utilização do SRP 

  • Sistema de registro de preços em obras públicas – estudo de caso 

RECEBIMENTO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

  • Recebimento provisório; 

  • Recebimento definitivo. 

O USO DO BIM – BUILDING INFORMATION MODELING NA GESTÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. 

  • O que é a plataforma BIM?

  • O BIM na Lei Nº 14.133/2021

PALESTRANTES

Hamilton Bonatto

Palestrante

Engenheiro Civil e Advogado. Procurador do Estado do Paraná. Atualmente é Procurador-Chefe do Núcleo Jurídico da Administração junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e à Paraná Edificações. Autor dos Livros “Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicado pela Editora Fórum, “Contratação de Obras Públicas”, Publicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG; “10 Cadernos Orientadores para Edificações”, publicados pela SEIL e PGE: (1) Estudo de Viabilidade; (2) Termo de Referência; (3) Licitação de Projetos; (4) Contratação de Projetos; (5) Licitação de Obras; (6) Contratação de Obras; (7) Pós-Ocupação; (8) Normas e Súmulas do TCU; (9) Convênios e Outros Instrumentos Congêneres; e (10) Fiscalização de Obras Públicas. Instrutor da Escola de Governo do Estado do Paraná. Ministra cursos de Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia.

Cesar Wanderley

Palestrante

Advogado. Mestre em Amazônia e Políticas de Desenvolvimento – Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-graduado em Direito Tributário e Processo Civil – Universidade Anhanguera-UNIDERP, graduado pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia. Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação de Obras da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Administrativo e Ambiental, Foi Professor da Graduação e Pós-Graduação na União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, nas disciplinas de Processo Civil, Direito Civil, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Internacional e Direitos Humanos. Presta assessoria, consultoria e promove capacitação em Licitações, Contratos Administrativos e Processo Sancionatório.

Jamil Manasfi

Palestrante

Bacharel em Direito e Administração Pública; MBA em Licitações e Contratos; MBA em Gestão Pública; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Professor e Orientador de TCC dos MBAs em Licitações e Contratos da Faculdade Polis Civitas – PR, Pós-Graduação NAVIGARI-MA e Centro Universitário São Lucas – RO; Autor de artigos e e-books jurídicos sobre licitações, contratos administrativos; Professor do Grupo Negócios Publicos – NP, ICOGESP, CAPACCITAR Treinamentos, NOVALICITA Treinamentos, CATE Soluções e Treinamentos; Servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO; Pregoeiro Oficial do CRA-RO; Palestrante e Instrutor na área de licitações e contratos, planejamento das contratações e formação de pregoeiros; Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras e Escola Coorporativa da FIOCRUZ; Membro Especial da Ordem dos Pregoeiros e Agentes de Contratações da Paraíba e Membro da Rede Governança Brasil.

INVESTIMENTO

ÓRGÃOS PÚBLICOS E FILIADOS À AROM

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

R$ 2.100,00
  • INCLUI:
  • Coffee Breaks
  • Certificados individuais de 25h de carga horária
  • Material de apoio completo

    Apostila, pasta, caneta e bloco de anotações

PARTICULARES

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

R$ 2.500,00
  • INCLUI:
  • Coffee Breaks
  • Certificados individuais de 25h de carga horária
  • Material de apoio completo

    Apostila, pasta, caneta e bloco de anotações

INFORMAÇÕES PARA O TREINANDO

DAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO DESTE CURSO

A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93.

IMPORTANTE

Se, por motivo de força maior, algum dos palestrantes informados anteriormente não puder comparecer ao curso, esclarecemos que será feita a eventual substituição sem comprometer a qualidade do evento.

 

Informamos que é recomendo aos participantes do curso levarem notebook a fim de facilitar, principalmente, o aprendizado prático que será promovido.

 

Será admitida a substituição de quaisquer dos participantes indicados pelo contratante até 5 (cinco) dias antes da data de início do curso.

da confirmação de pagamento

A nota de empenho ou o comprovante do pagamento antecipado devem ser enviados para o e-mail: contato@cursos.pubclick.com.br com os nomes dos participantes para a emissão e envio da Nota Fiscal para o contratante, o qual também deve informar o endereço de e-mail para o qual deve ser encaminhada a NF.

cancelamento por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizado com até 5 (cinco) dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito o cancelamento da inscrição.

cancelamento por parte da pubclick

A Pubclick reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional relevante obrigando-se, porém, a comunicar tal fato com razoável antecedência aos inscritos.

REALIZAÇÃO:

inscrição para o curso

somente órgãos públicos e filiados à AROM

PUBCLICK SOLUCOES INTELIGENTES EM COMUNICACAO E CAPACITACAO LTDA / CNPJ: 42.621.504/0001-79